UM VADE MECUM PARA CHAMAR DE SEU

UM VADE MECUM PARA CHAMAR DE SEU

Essencial para estudantes, concurseiros e operadores de Direito, o Vade Mecum é um livro que contém a legislação brasileira. O nome “Vade Mecum” deriva do latim e significa “vem comigo”. “Não em vão, o Vade é a obra que obrigatoriamente acompanha os operadores e estudiosos do Direito em todas as etapas de sua carreira”, explica a diretora editorial da Editora Saraiva, Flávia Bravin.

Caracterizado como um resumo da legislação organizado de forma a facilitar a consulta, o Vade Mecum tradicional traz a legislação mais substancial do ordenamento jurídico brasileiro. “É impossível memorizar todas as leis. Assim, torna-se essencial ter sempre a obra por perto para que se possa consultar leis, decretos, convenções, súmulas, entre outros”, aponta Flávia. São também chamados de Vade Mecuns os compêndios das leis de áreas específicas do Direito, como Vade Mecum Trabalhista, Vade Mecum Tributário, Vade Mecum Previdenciário etc. Essas edições podem conter, além da legislação, outras informações como doutrina, jurisprudência, peças e outros temas da área em questão.

O Vade Mecum é um livro de consulta fundamental para as pessoas que se envolvem de alguma forma com o universo jurídico.

“seja o estudante de Direito que está galgando seus primeiros passos, o advogado que opera o Direito, o juiz para fundamentar suas decisões ou o concurseiro que terá que se amparar no estudo das leis para obter o sucesso em sua aprovação”

Para quem está se preparando para prestar concursos públicos – na área de Direito ou em outras – a escolha certeira dos materiais de estudo é um dos fatores que contribui para a aprovação.

Apesar de o Vade Mecum estar associado à área jurídica, muitos concursos públicos de outras áreas, tanto de ensino médio como de nível superior, exigem em seus editais que o candidato possua noções de Direito.

E justamente por não serem concursos jurídicos, o que se cobra normalmente não são teses doutrinárias e jurisprudência, mas sim a letra de lei, que é o conteúdo de um Vade Mecum, ressalta a diretora editorial da Saraiva. É importante observar, ainda, que a cada ano são publicadas diversas leis e alterações que implicam a atualização do código. “Ou seja, todos os anos ele se torna obsoleto. Daí a necessidade de sempre ter um código atualizado. Não só os profissionais, mas os concurseiros devem se atentar bastante às atualizações, já que as bancas de concurso adoram cobrar artigos mais novos.” Algumas versões acompanham um código de acesso à versão on-line, que traz atualizações gratuitas até determinado período.

TIPOS DE VADE MECUM:

Escolha o que melhor se encaixa a sua necessidade

Completo/Tradicional/Acadêmico:

Consta a legislação mais substancial do ordenamento jurídico brasileiro. É indicado para os operadores de Direito em geral e para os que irão prestar concursos para a carreira jurídica.

Compacto/Universitário:

Traz a legislação considerada essencial de algum tema, é menor e mais leve.

OAB:

Versão destinada especificamente para os estudantes que irão prestar OAB. O diferencial desse material é que ele acompanha os editais de cada exame. Além disso, seu formato facilita o manuseio durante a prova.

Por área/temas:

Os Vade Mecuns temáticos de acordo com as principais áreas de atuação do Direito – como Direito Penal, Direito Administrativo e Constitucional – são úteis para quem irá prestar a segunda fase da prova da OAB e também para os operadores do Direito que necessitam consultar especificamente uma área.