A JORNADA DOS VINGADORES AO PASSADO

A JORNADA DOS VINGADORES AO PASSADO

> Vingadores: Ultimato chegou aos cinemas no final de abril — e se você AINDA não assistiu, melhor pular essa matéria, ok? Pois o texto contém spoilers. Dito isso, vamos ao que interessa: a obra que encerra o arco principal do Universo Cinemático da Marvel (MCU, da sigla em inglês) tem uma série de referências a alguns dos outros 21 filmes que construíram a narrativa que agora chegou ao fim.

O exemplo mais marcante é quando os Vingadores, na sua busca pelas seis Joias do Infinito, literalmente revisitam filmes anteriores. Essa volta ao passado foi a forma encontrada pelos heróis para recuperar as gemas destruídas por Thanos, que queria impedir que seu
plano de eliminar metade da vida no universo fosse desfeito. Nessa viagem pelo tempo, eles
“invadem” alguns dos filmes da Marvel. Confira quais são eles:

JOIAS DA MENTE, DO ESPAÇO E DO TEMPO
Os Vingadores (2012) /
Doutor Estranho (2016)

O primeiro pulo de nossos heróis é para sete anos atrás. Nova York está sob ataque do exército Chitauri, comandado por Loki, o irmão adotivo de Thor. Com o objetivo de obter a Joia do Espaço, Thanos municia o asgardiano com a Joia da Mente. Com ambas na cidade, o local é perfeito para que os Vingadores matem dois coelhos com uma cajadada só. Com o humor tradicional da Marvel, o que se segue são cenas dos bastidores da batalha, com Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Homem-Formiga atuando para obter as joias. Após uma trapalhada ou outra — e uma briga do Capitão América contra ele mesmo — a Joia da Mente é obtida, enquanto a do Espaço… Bem, esta exige um trabalho maior e um pulo dos nossos heróis até a década de 1970. A essa altura, dois “reencontros” icônicos acontecem: Tony e seu pai, Howard Stark, e Capitão América e Peggy Carter, seu par romântico do passado.

A visita ao primeiro filme dos Vingadores ainda rende um bônus. A Joia do Tempo também está em Nova York, em 2012. Embora a personagem só tenha sido introduzida posteriormente no MCU, no filme Doutor Estranho (2016), a Anciã é vista no topo de prédios, ajudando a combater a invasão alienígena. Bruce Banner é o escolhido para negociar com ela a obtenção da gema. Após muita discussão, a guardiã da joia resolve ceder aos pedidos do Hulk ao saber que Stephen Strange a entregou voluntariamente a Thanos durante a batalha entre ambos em Titã, passada em Vingadores: Guerra Infinita (2018).

JOIA DA REALIDADE
Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Rocket e Thor voltam seis anos no tempo para Asgard. O objetivo é obter a Joia da Realidade, também chamada de “éter”. Em forma gasosa, a gema está impregnada em Jane Foster, a namorada do deus do trovão. Devastado pela derrota para Thanos, o asgardiano não consegue ajudar o colega na missão e acaba tendo um reencontro com sua mãe. O diálogo ocorre pouco antes de ela ser morta por um elfo negro — e a conversa acaba ajudando Thor a recobrar parte da confiança. A visita ao passado (e ao planeta natal) rende também outro bônus para Thor: seu martelo, Mjölnir, que foi destruído pela sua irmã-vilã Hela durante
Thor: Ragnarok (2017). No fim das contas, Rocket consegue capturar o éter e ambos cumprem sua parte no plano dos Vingadores.

JOIAS DO PODER E DA ALMA
Guardiões da Galáxia (2014) /
Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Nebulosa e a Máquina de Combate retrocedem cinco anos no tempo e vão até o planeta Morag para recuperar a Joia do Poder. O plano é interceptar Peter Quill, o ‘futuro’ líder dos Guardiões, antes que ele a recupere de uma edificação abandonada. A ideia é parcialmente bem-sucedida, com Rhodey conseguindo voltar ao presente com a gema. Mas Nebulosa acaba presa no passado e Thanos consegue, por meio da leitura dos implantes cibernéticos dela, descobrir o plano dos Vingadores e articular seu contra-ataque.

Pegando carona com os dois estão Viúva Negra e Gavião Arqueiro, que têm a missão de viajar até Vormir e recuperar a Joia da Alma, que foi mostrada pela primeira vez em Guerra Infinita. Ao chegar ao planeta, eles descobrem por meio do Caveira Vermelha (vilão do primeiro Capitão América) que a gema exige um preço: uma alma por outra. E os Vingadores então vivem um dos momentos mais tocantes do filme, onde Clint e Natasha “decidem” quais dos dois morrerá para cumprir o plano de desfazer o estalo de Thanos e trazer de volta à vida metade da população do universo.