ACORDAR CEDO PODE MUDAR SUA VIDA!

ACORDAR CEDO PODE MUDAR SUA VIDA!

> Sucesso em todo o mundo, com mais de 500 mil exemplares vendidos apenas no Brasil, o livro O milagre da manhã tem tirado muitas pessoas da cama cedo e trazido uma nova perspectiva de vida com a mudança de hábito.

Quando a empresa do autor norteamericano Hal Elrod quebrou ele não sabia o que fazer. Então, foi procurar saber como era a vida de pessoas bem sucedidas e encontrou um denominador comum: todas elas acordavam cedo. Intrigado, resolveu ir mais a fundo para descobrir por que a prática de madrugar poderia ser tão benéfica. O resultado foi um método simples de ser implantado e que traz resultados surpreendentes para a vida de qualquer um que esteja disposto a mudar o horário do despertador para às 5h da manhã. Confira a entrevista exclusiva do autor para a revista LER&CIA:

LER&CIA | Quando escreveu O milagre da manhã, seu objetivo era transformar a vida de milhares de pessoas. Como se sente com os inúmeros relatos de sucesso de quem colocou em prática seus ensinamentos?

 

Hal Elrod | Na verdade, o livro surgiu de forma muito orgânica, a partir de uma prática de desenvolvimento pessoal que criei para mim mesmo em um momento desafiador que estava atravessando. Em 2008, quando a economia americana quebrou, perdi metade dos meus clientes, ou seja, metade do meu faturamento, perdi minha casa; estava muito abalado mental e fisicamente. Um amigo me recomendou que eu pesquisasse o que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo faziam e fui atrás, no Google mesmo. Cheguei à conclusão que elas acordavam cedo por variadas razões. E assim, de forma resumida, surgiu a ideia do livro. É uma enorme realização poder fazer diferença na vida de tanta gente. Mais de 500 mil pessoas já compraram o livro no Brasil, é simplesmente sensacional.

Por que acordar tão cedo pode ser transformador? Qual o segredo?
Não basta somente acordar cedo. É preciso colocar em prática as seis ações “salvadoras”. Em inglês elas formam o anagrama Savers (pode ser traduzido em português como salvadora). As práticas são: o silêncio, ou seja, dedicar um tempo à meditação ou a uma oração; as afirmações, que ajudam a reprogramar o cérebro para superar inseguranças; a visualização, para que você não perca o foco; os exercícios, fazer alguma atividade física. Para completar é preciso ler, pois vai te ajudar a adquirir conhecimento; e escrever: pode ser um diário, isso ajuda a documentar as ideias.

Qual é o grande diferencial dos ensinamentos que você apresenta em seu livro, comparando com os demais que existem no mercado?
Acredito que o método fez muito sucesso porque é relativamente fácil de ser seguido, são dicas bem simples e práticas e que realmente estão transformando a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Entre as seis práticas apresentadas, qual você considera a mais difícil de dominar?
E a mais fácil? Acordar cedo e ter a disciplina de fazer disso uma rotina é talvez o mmaior desafio para a maioria das pessoas. Agora dizer qual é a mais fácil e a mais difícil vai variar muito de leitor para leitor. Para quem está há muito tempo sedentário, talvez fazer exercício seja complicado no começo. Ler, que é uma das recomendações, pode ser extremamente prazeroso. Agora é preciso conciliar todas estas, em todas as manhãs.

No livro, você aconselha o leitor a escolher um parceiro para realizar os passos. Por que isso é tão importante?
Essa ajuda mútua funciona, pois cria uma relação de cumplicidade. No Facebook é possível encontrar grupos de brasileiros que procuram parceiros para acordar em determinado horário ou para encontrar frases inspiradoras.

Que dica você daria para quem pretende colocar em prática seus ensinamentos?
É preciso ter persistência para acordar cedo e manter essa disciplina. No livro O milagre da manhã tem um capítulo de quatro páginas que falo brevemente de uma técnica que me ajudou nesse processo de me tornar uma pessoa mais matutina. Se não fosse por essa prática, eu nunca teria chegado até aqui. A principal dica é bem simples: coloque o despertador longe da sua mesa de cabeceira, do outro lado do quarto, porque vai te obrigar a levantar e você vai despertar.

Outra obra lançada é O milagre da manhã – Diário. Qual é a importância desta ferramenta para quem quer colocar em prática seus ensinamentos?

Este livro é um complemento importante porque ajuda em duas das seis práticas do método. Uma delas é escrever um diário, pois ajuda a tirar as ideias da cabeça. Isso contribui para colocar aquela ideia em prática e permite que no fim do ano, por exemplo, você releia e acompanhe o seu progresso. A outra é a visualização, que ajuda a criar imagens mentais de comportamentos e resultados que você busca.