PARA TER SUCESSO HOJE

PARA TER SUCESSO HOJE

Edição 89 da Revista LER & CIA

Depois da obra Seja foda!, o autor Caio Carneiro lança novo livro com dicas para ajudar quem busca uma mudança de vida.

Caio Carneiro é empreendedor, investidor, palestrante e autor do best­seller Seja foda! Aos 25 anos, já era destaque na área de negócios, somando mais de 2 bilhões em vendas. Hoje, aos 32 anos, usa suas redes sociais para incentivar as pessoas a não desistirem do sucesso. Em sua segunda obra, Enfodere-se!, lançada em novembro, o autor ensina comportamentos e atitudes necessários para conquistar resultados em todas as áreas da vida. Para ele, “enfoderar­se” é sentir­se em um patamar no qual nenhuma negatividade ou crise possa atingi­lo – e é isso que busca levar aos leitores. Em entrevista exclusiva à LER&CIA, Caio Carneiro fala sobre negócios, atitude e sucesso.

LER&CIA | Sua primeira obra, Seja Foda!, tornou-se um best-seller. A que você atribui tanto sucesso?

Caio Carneiro | Eu me doei 110% para o livro e quando a gente se entrega ao máximo, um resultado fora do padrão acontece. O livro é extremamente provocador, intenso e traz conceitos poderosos e, ao mesmo tempo, práticos, cotidianos e de simples compreensão e aplicabilidade.

LER&CIA | Quais são as maiores dificuldades das pessoas quando o assunto é desenvolvimento pessoal e carreira?

Acredito que um dos maiores desafios do ser humano, quando falamos sobre desenvolvimento pessoal, é a “obesidade mental”. Adquirir conhecimento é algo incrível, necessário e vital para a nossa evolução. Porém, deve vir sempre acompanhado de execução para que esse conhecimento não se torne um “peso morto”, o que te atrapalha. O grande desafio então é equalizar conhecimento e ação, como num caiaque, que você utiliza dois remos, um pra cada lado.

LER&CIA | O que você falaria para uma pessoa que não está satisfeita com o rumo de sua carreira e de sua vida?

Primeiramente, parabéns! Parabéns por não estar satisfeito, pois a partir do momento em que você se sente satisfeito, começa a parar de buscar. Na vida, ou você está crescendo ou morrendo, não há um ponto estável. E se você possui essa insatisfação positiva, atente­se para fugir da reclamação, do resmungo, da chateação e não tenha medo de arriscar, de ousar de maneira consciente e planejada. A única coisa permanente é a mudança e quem foge disso cai num campo de infelicidade.

LER&CIA | Qual a importância de manter o foco e persistir, mesmo em meio às adversidades. O que é possível aprender nesses momentos?

Quando você não tem clareza do que está fazendo, a desistência será muito provável na tua caminhada. Por isso, não esqueça daquelas coisas que você não fica um minuto sequer sem pensar a respeito. Ou seja, tenha clareza do porquê você faz o que faz. Ter o reconhecimento por completo da sua atividade e não somente da tarefa mais braçal. Quando o motivo é muito forte, os “comos” e “de que jeito” se tornam mais simples.

LER&CIA | Para você, quem é um exemplo de determinação?

Como estamos no universo literário, vou citar um autor que muito me inspira, o Flavio Augusto da Silva, do Geração de valor. É um excelente empreendedor e empresário, autor best­seller, um cara extremamente inspirador, ambicioso, e que tem uma contribuição tão grande ou até maior do que o seu desejo de crescimento. E, para mim, esse é o grande binômio da realização: crescer e contribuir.

LER&CIA | Muitos leitores buscam em seu livro e em outras obras uma fórmula de sucesso, nas diferentes áreas de vida. O que é ter sucesso para você?

Eu não acredito em fórmula nenhuma. A verdade dura que muitas pessoas precisam engolir é que não existe uma bala de prata ou uma única coisa que vai fazer você dar um salto quântico na tua vida. As boas microdecisões que você faz diariamente, somadas, transformam­se em uma grande realização. Então, para mim, realizar o que você almeja dessa forma, significa ter sucesso.

LER&CIA |O seu lançamento Enfodere-se!, traz novos insights nesse sentido para os leitores?

Sim! O Seja Foda! é um livro provocador no sentido de despertar uma decisão no leitor. Depois de despertar essa decisão de ir para algo novo, de “sair da caixa”, ousar, arriscar, tentar, de pensar diferente, ele ainda vai te mostrar um conjunto de comportamentos necessários para acompanhar essa decisão. O Enfodere-se! traz algo muito mais prático, técnico, com insights e inputs que o leitor adiciona a sua caminhada enquanto ele persegue aquilo que quer.

LER&CIA |O que espera que os leitores aprendam com sua nova obra?

O leitor terá nas mãos uma série de táticas e estratégias para economizar tempo, energia e esforço para ir em busca do que deseja. Uma pessoa esperta não é aquela que não erra, mas sim aquela que aprende com o erro dos outros. O livro é recheado de excepcionais dicas para acelerar a conquista dos seus objetivos, sabendo que o mundo pode fazer tudo por você, menos a tua parte. A tua parte é contigo.