DO YOUTUBE PARA OS LIVROS

DO YOUTUBE PARA OS LIVROS

Edição 90 da Revista LER & CIA

Com mais de 620 milhões de visualizações em seu principal canal no YouTube – o Falaidearo –, Gabriel Dearo e Manu Digilio levaram parte do conteúdo dos seus vídeos para a literatura. As Aventuras de Mike, sucesso entre a garotada, conta várias peripécias de um garoto que adora videogame e salgadinhos. Tudo isso de forma muito bem-humorada, característica já presente nos vídeos do casal. Em entrevista exclusiva à LER&CIA, Gabriel Dearo e Manu Digilio contaram um pouco mais sobre o processo de criação do livro e as expectativas para uma próxima publicação.

LER&CIA | Para começar: quem é Mike?

Manu Digilio | Mike é o protagonista. Um garoto de 12 anos, nada popular, que adora seus videogames e leva as coisas ao pé da letra. Além de desastrado, passa por algumas vergonhas e acha sua família um tanto meio louca. É ele quem narra a história, ou seja, tudo que acontece no livro é através da visão dele.

LER&CIA | Mike e Nando, seu melhor amigo, passam por várias trapalhadas. Alguma delas foi adaptada da vida de vocês?

Gabriel Dearo | Com certeza! Pegamos algumas situações bem engraçadas que aconteceram com a gente e colocamos na pele dos personagens. Tem um momento em que o Mike passa a maior vergonha na frente de garotas por seu short estar rasgado bem no meio, dando para ver sua cueca. Infelizmente, essa história aconteceu comigo.

LER&CIA | Os familiares de Mike têm características muito específicas. Quem foram as inspirações para que surgissem personagens como o mestre da gambiarra e a mãe superprotetora?

Manu Digilio | Eu e o Gabriel juntamos experiências que passamos com nossa família e unimos as
características dos nossos pais, transformando-os em um pai “mestre de gambiarra”. Por exemplo, no livro, sempre que tem alguma coisa para consertar em casa, ao invés de contratar alguém, o pai do Mike é muito orgulhoso e quer resolver ele mesmo com gambiarras e sua fita 3000. Já a mãe do Mike é inspirada em todas as mães do universo e, claro, as nossas mães.

LER&CIA | O livro foi escrito em um formato diferente, como se fosse um diário. Para produzi-lo, você se inspirou em alguma outra publicação que usou este formato?

Gabriel Dearo | Eu e a Manu, desde o começo, queríamos fazer algo bem diferente do que toda a galera do YouTube já fez em livros. Então, fi zemos uma fi cção com os nossos personagens e fomos atrás de uma grande ilustradora, a Mack, que deu vida a eles com ilustrações incríveis. E o formato é parecido com Diário de um Banana, um livro que achamos superlegal por ser leve, divertido e fácil de ler. Mas com certeza você vai encontrar uma história bem única e diferente em As Aventuras de Mike.

LER&CIA | Para você, como a literatura e o YouTube se relacionam?

Gabriel Dearo | De várias formas! Tem canais no YouTube que falam sobre livros, tem canais com resumos animados de livros, tem canais com audiobooks e uma infinidade de formatos. Além da galera do YouTube escrevendo livros, como a gente!

LER&CIA | Algo marcante aconteceu no fim do livro – sem spoiler! O que os leitores podem esperar de Mike no próximo livro?

Manu Digilio | Sim, o final foi algo bem marcante e um gancho para o próximo! Essa cena do fim do livro, inclusive, é uma história que aconteceu de verdade na minha família, alguns anos atrás. No próximo livro, todos podem esperar mais trapalhadas de Mike passando por essa nova fase com sua família, que será uma grande mudança para ele.

LER&CIA | Robson, a capivara, é um dos personagens mais engraçadas do livro – e ele nem dialoga verbalmente. Como foi a construção de uma personalidade tão marcante para um animal?

Gabriel Dearo | Os personagens do livro surgiram primeiro em nosso canal no YouTube, o Falaidearo. E a gente precisava de um animal de estimação para essa família. Não queríamos algo normal, como um cachorro ou um gato, precisava ser diferente, e assim surgiu uma capivara chamada Robson! Como capivaras não falam, e eu não faço ideia de qual
som elas emitem, fizemos ela se expressar através de plaquinhas. E Robson é o responsável por uma das maiores confusões do livro!

LER&CIA | Para encerrar, por que As Aventuras de Mike não pode ficar de fora da lista de leitura?

Manu Digilio | As Aventuras de Mike é um formato diferente que criamos, mas com os mesmos personagens que fazemos no canal e a galera adora. É um livro com que você com certeza vai se identificar muito e rir bastante, não importa a sua idade. Ele une situações por que todo mundo passa ou já passou um dia, com altas confusões e reviravoltas que você nem espera que aconteçam.