O PODER DO SUCESSO

O PODER DO SUCESSO

Edição 90 da Revista LER & CIA

Campeão de vendas com 2,5 milhões de exemplares vendidos, Paulo Vieira foi o autor nacional com mais livros na lista de best-sellers em 2018 com a chancela do PublishNews. Além disso, somando todos os títulos, é o mais vendido até o momento em 2019.

O Coaching Integral Sistêmico (CIS) é um processo que se adapta à realidade de cada um para oferecer estratégias em busca de um estilo de vida próspero. Focado neste termo, Paulo Vieira, Master Coach e PhD em Business Administration pela Universidade Cristã da Flórida, escreveu oito livros que são sucesso de vendas no Brasil. De acordo com o autor, o CIS se diferencia do coaching tradicional por trabalhar integralmente a razão e a emoção para obter alta performance pessoal e profi ssional, sem comprometer nenhuma área da vida. Da saúde à família, vários são os temas trabalhados no processo. Em entrevista exclusiva à LER&CIA, o autor esclarece o poder da autorresponsabilidade e outros termos citados em suas obras.

LER&CIA | Você alcançou a marca de quase dois milhões e meio de exemplares vendidos. Em sua opinião, o que foi determinante para o sucesso das suas obras?

Paulo Vieira | Foi o motivo do escrever. Em cada livro que escrevi, eu tinha o porquê muito claro. Eu sabia quem eram as pessoas que eu queria impactar, como eu queria impactar. Eu tinha muita clareza em cada conteúdo, capítulo, a certeza de cada ferramenta, de cada conceito e o que eles fariam pelas pessoas. Então, busquei trazer dentro de mim o melhor que eu tinha, com muita assertividade, no intuito de gerar impacto na vida das pessoas.

LER&CIA | Na maioria dos seus livros, a conclusão é centrada em uma conquista de melhoria de qualidade de vida. Para você, por que as pessoas se interessam tanto por este assunto?

Paulo Vieira | Existe uma mentira dita de geração em geração que fala mais ou menos assim: “sorte no jogo, azar no amor”. O que essa máxima, ou talvez mínima, diz é que você não pode ser feliz, abundante e próspero em todas as áreas da vida. Se você for feliz em uma, deve contentar-se em ser ruim na outra. Contudo, nós acreditamos sim que podemos ter plenitude, crescimento, abundância e felicidade em todas as áreas da vida simultaneamente. E para isso, é preciso esforço e preparação. É uma conquista. Nós não encontramos uma vida plena. Nós construímos a plenitude, e isso não quer dizer acreditar que a vida é perfeita, mas ser muito feliz com a vida que temos e construir sistematicamente uma ainda melhor. As pessoas querem ferramentas para melhorar todas as áreas da vida: conjugal, financeira, profissional e relacional.

LER&CIA | Para chegar à conclusão da obra O Poder da Autorresponsabilidade, você ofereceu quase 11 mil horas de sessões de Coaching Integral Sistêmico. Como você transformou as experiências das sessões em livro?

Paulo Vieira | De fato, grande parte do que eu criei foi nessas horas de coaching. Cada ferramenta e conceito atendia à demanda de um grupo de clientes ou de um cliente específico. Então, nestas 10.800 horas, eu fui desenvolvendo ferramentas para cada cliente de coaching, que serviram para outros e, depois, eu vi que essas ferramentas poderiam ajudar outras milhares de pessoas. Então, eu transcrevi para os livros o que já funcionava extraordinariamente bem nas sessões de Coaching Integral Sistêmico.

LER&CIA | Falando sobre o assunto, como você descreveria o poder da autorresponsabilidade?

Paulo Vieira | O Poder da Autorresponsabilidade é o livro que traz o conceito que mudou minha vida. Eu não tinha esse conceito de autorresponsabilidade. Ele surgiu em 1997 e, até o lançamento do meu primeiro livro, em 2003, eu não sabia como chamar ou descrever isso que mudou minha vida. Então eu pensei que, como existe a palavra “autoestima” – “auto” de mim mesmo e “estima” de bem-querer –, isso poderia ser chamado de “autorresponsabilidade”: “responsabilidade” que eu tenho comigo, com meus resultados. Esse livro transforma, joga fora a vitimização, faz o leitor olhar para as pessoas não como problemas, mas como solução, nos tira da zona de conforto e mostra que nada mudará em nossa vida se não mudarmos primeiro. É um livro de entrada, transformador.

LER&CIA | E O Poder da Ação, como podemos defini-lo?

Paulo Vieira | O Poder da Ação é o livro que foi porta de entrada para todo meu sucesso como escritor. É um livro muito didático, prático, assertivo, que vai na dor das pessoas e traz uma fórmula muito clara de como sair dessa situação. É um manual prático de como tirar a vida ideal do papel e fazê-la acontecer. Então, é um livro muito dinâmico, resolutivo, impactante e transformador também.

LER&CIA | Com Mauricio de Sousa, você lançou uma edição do livro O Poder da Ação, desenvolvido no universo da Turma da Mônica, voltado para crianças. Que tipo de adultos elas se tornarão ao aprender ainda nos primeiros anos de vida sobre foco, gratidão, comprometimento e autorresponsabilidade?

Paulo Vieira | Eu acredito muito no que diz a Bíblia: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando crescer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). No início, isso pode até passar despercebido pelo coração de uma criança – nos seus quatro a seis anos de idade –, mas tenho certeza que aprender sobre autorresponsabilidade, gratidão, comprometimento e tantos outros conceitos desse livro vai direcionar como um drive a vida dessas crianças, na fase adulta, para o sucesso. E quando digo sucesso, não me refiro a ganhar dinheiro, mas a ser feliz, tornar a vida dos outros feliz, ser pleno.

LER&CIA | Na sua opinião, como os pais podem estimular os filhos a, além de sonhar, realizar?

Paulo Vieira | A primeira coisa, talvez, é que os pais parem de falar. Eles falam: “estudem”, mas será que os pais estudam? “Leiam”, mas será que os pais leem? “Sejam responsáveis, educados”, “digam bom dia”, mas você diz “bom dia” para a própria esposa ou para o marido? “Tratem bem as pessoas”, mas
os pais tratam bem a funcionária do lar? Então, se você quer ensinar seu filho em um caminho
seguro, de realizações e sucesso, seja o exemplo. Quer que seu filho leia livros? Leia você os livros! E ele vai ler, com certeza.

LER&CIA | E os próprios pais: o que podem fazer de maneira simples, mas efetiva, para pelo menos começar a tirar os sonhos do papel?

Paulo Vieira | Ler. O que os pais podem fazer é ler. Como na pergunta anterior, sendo exemplo para seus filhos. Toda a questão da vida não é querer. Isto não muda nada. Querer é apenas um start. O que faz a diferença na vida de qualquer pessoa é a preparação. Então, pai e mãe que estão lendo isso: se preparem. Eu vejo muitas pessoas acomodadas com o quanto ganham. E por que estão acomodadas? Porque ninguém diz a elas que podem aprender a ganhar mais. Vejo pessoas frustradas com o casamento. Por que continuam aceitando isso? Porque ninguém diz que podem aprender a ter um casamento feliz. Se não prosperam profissionalmente, é porque ninguém diz que podem aprender a prosperar. O caminho da entrada na prosperidade é a leitura de livros que levarão a novos patamares de conhecimentos, resultados e ferramentas.

LER&CIA | No início do ano, normalmente, definimos metas que deveríamos colocar em prática. Para 2020, qual é a sua orientação para que tudo que foi planejado saia do papel?

Paulo Vieira | Em boa parte dos meus livros, vou falar de visão positiva de futuro, metas, da mente humana, de como ela é, vou ensinar a estabelecer metas e objetivos neurologicamente corretos, ensino a dar foco e não desperdiçar energia. Então, leia meus livros, que certamente 2020 será um ano extraordinário.