HUMOR E AVENTURA A 117 ANDARES

HUMOR E AVENTURA A 117 ANDARES

Best-seller do The New York Times, a série de livros que é um sucesso mundial tem mais de 7 milhões de exemplares vendidos!

Os australianos Andy Griffiths e Terry Denton, respectivamente autor e ilustrador, esqueceram qualquer limite que a imaginação poderia ter e, hoje, são donos da maior casa na árvore do mundo, com 117 andares – e mais 13 em construção! Iniciada em 2011, a série de livros A casa na árvore já ultrapassou sete milhões de exemplares vendidos, número que cresce cada vez mais rápido.
Um ano após o lançamento, o primeiro título da coleção ganhou o prêmio de melhor livro para adolescentes pela Australian Book Industry Awards, maior premiação da literatura australiana. Em 2019, Andy Griffiths e Terry Denton levaram mais uma vez o primeiro lugar: A casa na árvore de 104 andares, sétimo livro da série, publicado em agosto de 2018, recebeu o prêmio de melhor livro para crianças de 7 a 12 anos. Além disso, as obras da série já estiveram três vezes na BILBY Awards, premiação focada em literatura infanto-juvenil de Queensland, um estado australiano. Para a LER&CIA, Andy Griffiths e Terry Denton falaram sobre a construção ousada – e totalmente divertida. Conheça esta aventura a 117 andares de altura!

LER&CIA | A série A casa na árvore vendeu mais de sete milhões de livros. A que se deve esse sucesso?

Andy Griffiths | A uma combinação de fatores, mas o principal é que Terry e eu trabalhamos juntos há quase 25 anos, tivemos muito tempo para experimentar formas diferentes de combinar palavras e imagens para conseguir um efeito cômico e uma leitura fácil. Quando começamos a escrever os livros, atingimos uma forma de contar histórias complexas e interessantes (e engraçadas) com poucas palavras graças às ilustrações fantásticas do Terry, que ajudaram a mostrar aos leitores exatamente o que está acontecendo, em vez de apenas descrever. Eu também acho que é importante que Terry e eu estejamos contando histórias que, antes de tudo, nos entretêm. Nós tratamos os leitores com respeito e não tentamos subestimá-los. Estamos orgulhosos, pois nossos livros agradam a meninos e meninas, assim como às crianças e seus pais. Boas histórias devem ser para todos.

LER&CIA | Como acontece o casamento entre o texto de Andy e suas ilustrações?

Terry Denton | No início, Andy e eu íamos para uma casa na praia e começávamos a juntar as ideias. Ele falava e eu desenhava e nós construíamos um possível enredo. A ideia de A casa na árvore veio assim, quando eu desenhei uma casa na árvore como parte do storyboard. Então nós “jogamos” juntos. Coisas boas surgem assim, é o que sempre falamos para as crianças. Agora não temos mais tempo para isso, então o Andy e a Jill escrevem em casa, me enviam o texto e eu começo a desenhar. Hoje em dia eu já sei melhor o que ele está pensando, então é relativamente mais fácil de fazer.
LER&CIA | Quantos andares a casa na árvore terá?

Andy Griffiths | Bem, nós começamos com 13 andares, o que foi puro acidente. Um dia, eu pedi para o Terry desenhar uma casa na árvore legal e com coisas incomuns, como uma pista de boliche e um tanque cheio de tubarões devoradores de humanos. Um bom exemplo de por que eu amo trabalhar com o Terry: ele me entrega o que eu quero, mas não do jeito que eu espero. Depois de escrevermos o primeiro livro, decidimos adicionar outros 13 andares para fazer o segundo. Isso significa que a lógica seria parar em 169 níveis, o que seriam 13 livros. Atualmente, estamos trabalhando em A casa na árvore de 130 andares!