ESTRATÉGIAS PARA VENCER NA VIDA

ESTRATÉGIAS PARA VENCER NA VIDA

> “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” A afirmação é de Sun Tzu, autor do clássico A arte da guerra, um tratado militar que data de séculos antes de Cristo,
mas que norteia o cotidiano de muitas pessoas fora do campo de batalha até os dias de hoje.

Escrito por volta de 500 a.C, o texto traz treze capítulos com estratégias para vencer guerras e estabelecer a paz – que, segundo o autor, general e filósofo chinês, é o maior objetivo das batalhas. Acredita-se que muitas guerras ao longo dos séculos, inclusive as modernas, utilizaram estratégias e táticas apresentadas no tratado milenar.

– Principais temas abordados –

Sun Tzu reuniu no tratado os assuntos que considerava fundamental para o sucesso em qualquer batalha, iniciando pelo planejamento que deveria ser feito antes mesmo da guerra, levando em conta aspectos como clima, terreno e até mesmo a liderança que seria exercida. Em seguida, destaca a importância da rapidez para o desfecho da batalha, considerando os impactos interno e econômicos para as nações envolvidas.

A obra traz também estratégias e táticas militares, movimentação de tropas e tipos de ofensivas, mas dá bastante importância ao conhecimento: do inimigo e de si próprio. “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”, afirma o autor.

– Aplicação nos dias atuais –

Por sua abordagem em temas como estratégia, unidade, trabalho em equipe e liderança eficaz, A arte da guerra se tornou um tratado a ser aplicado em diferentes áreas, especialmente nos negócios e na vida profissional.

Porém, a aplicação não se limita ao universo corporativo – ainda que se encaixe muito bem a ele. Há lições contidas nos escritos de Sun Tzu que alcançam o desenvolvimento individual em qualquer área: a importância do autoconhecimento, entender que a informação é mais importante do que a força bruta, planejar adequadamente antes de tomar decisões, encontrar o momento certo para as ações e saber escolher suas batalhas são alguns dos ensinamentos que, quando aplicados, podem tornar a vida melhor e mais bem-sucedida.