OPINIÃO: QUAL PERSONAGEM OU ARTISTA PARECE SUA MÃE?

A minha mãe se parece muito com a Cecília Meireles, poetisa. Fisicamente, os olhos e o formato do nariz. De formação, ambas são professoras. Imagino que o cultivo das boas palavras é uma marca das duas.”

Guga Cidral é ator, músico e escritor, integrante do grupo Tupi Pererê.

Minha mãe é muito extrovertida e, desde que me entendo por gente, gosta de me fazer passar vergonha. Eu acho que ela se parece muito com a ‘mãe’ de Fala sério, mãe!, escrito pela Thalita Rebouças – no filme ela é interpretada pela atriz Ingrid Guimarães. As duas, tanto a mãe do livro quanto a minha mãe, gostam muito de festas e de expor os segredos mais íntimos das filhas. O legal é que, no fundo, apesar de ser esquisito, adoro esse jeitinho dela!”

Giovanna Vaccaro é escritora, autora romance E se…

Para descrever a semelhança dentre ícones, a meu ver, extraindo de um lado a maior musa inspiradora da minha vida – minha mãe – e assemelhá-la com as das artes, parti
do princípio da exclusão, pois, entre milhares, sempre uma terá algo semelhante àquela, mas não num todo. Entretanto, como dito, por exclusão, as que vêm em meu pensamento neste instante, pelas formas de agir diante dos demais, escrever, atuar ou impor-se nas mais diversas situações, sem dúvidas são Cora Coralina, poetisa, e a atriz Irene Ravache. Uma, pela simplicidade que levou a sua vida, dando valores às mínimas coisas, sendo perseverante até o final. A segunda, por destacar-se em suas personagens quando lhes são incorporadas, de forma fora do comum. Ambas, certamente, compõem o perfil da minha amada mãe.”

Mauro Felippe é poeta, autor do livro Nove.